Saturday 4 February 2017

O meu pai tem um tumor cerebral

Uma frase bastante assustadora para quem está a 1500 km de casa.

Para quem vê todos os dias pessoas com maus prognósticos devido a cancros, mas pior, quando o meu pai foi «diagnosticado» no meu trabalho dois homens também foram diagnosticados com 2 ruins tumores cerebrais, um tinha menos de 6 meses, outro menos de 6 semanas, este último teve alta para casar com a companheira, já bastante confuso, com episódios de confusão e agitação, mas ele queria casar... porque sempre lhe prometera isso e sempre pensou ter mais tempo...

Pois é, e agora o meu pai?

Pensei, tive pesadelos, questionei todos os médicos com que trabalhei...

O tumor que o meu pai tem é um prolactinoma, é um tumor benigno na pituária, que faz com que haja uma produção gigantesca de prolactina, que depois de libertada para o sangue provoca alguns efeitos secundários como mudanças de humor, o tumor aumentando de tamanho causa problemas a nível da visão porque bloqueia o canal óptico e aumenta a pressão no crânio provocando dores de cabeça horrorosas.

O meu pai teve zero sintomas, foi fazer umas simples análises para uma cirurgia de ambulatório que a minha mãe não quer que seja mencionado e descobriram a prolactina num nível quase impossível... isso levou a muitos outros exames, Tacs, ressonâncias magnéticas, antes da consulta com o médico que lhe pudesse dizer o que ele tinha, no dia da TAC, a Sra. Besta da radiologista que a fez assustou-o, «corra para o médico o que tem na cabeça precisa de ser visto urgentemente por um entendido» oh minha besta quem te deu o direito de dizer isto ao meu pai? Assustar toda a família, desde a minha mãe e a mim, pensei em tirar uma licença sabática e discuti com a minha chefe e tudo, tinha o suporte de toda a gente, mesmo do P* tinha todo o miminho e suporte do mundo, mas não era a mesma coisa, o meu papá podia estar muito doente e eu não estava perto dele... aquela semana desde semelhante afirmação até à consulta do meu pai pareceu-me um mês, um mês extremamente doloroso.

Ficamos bastante descansados depois da consulta, a médica é excelente, diagnosticou-o, e medicou-o, sim uma das boas coisas dos prolactinomas é que podem ser tratados em casa, com uns comprimidos muito baratos, cheios de efeitos secundários, mas que diminuem o tumor e a prolactina no sangue.

Os primeiros dias a tomar os comprimidos foram muito maus, sentia-se muito mal com eles, muito cansado.

Hoje chama os comprimidos de parolos, domina-os e a prolactina e o tumor diminuiram, sim diminuíram, apenas dois meses depois, daqui a 4 meses volta à médica, mais tacs, mais rm, mas a médica diz que continuará a diminuir.

Graças a um pedacinho de sorte e a um anjo da guarda muito grande o meu pai tem algo 100% benigno, que pode ser diminuído e controlado com comprimidos. Não teve dores de cabeça, os problemas de visão nós já associávamos aos corticóides que toma para a asma, mau feitio sempre teve... portanto apanhamos-lo bem a tempo, apesar de termos envelhecido uns anos em apenas umas semanas...



                                                                   Tudo vai correr bem!

No entanto, acho que os radiologistas tem de aprender a não dar informações que assustam famílias inteiras!!! Porque não sabem as consequências que algumas informações tem em famílias como a minha!


Ah, outra coisa, biliões de pessoas tem prolactinomas, a maioria nunca são diagnosticados, normalmente a maioria é descoberta nas autópsias e as pessoas não morrem devido a este tipo de tumores, podem no entanto ter problemas de visão irreversíveis, mas podem ser saudáveis e viver com eles sem qualquer problema.

6 comments:

  1. as melhoras para o teu pai e muita força!

    ReplyDelete
  2. Querida as melhoras para ele. Fico muito feliz que seja benigno! Muita força nesta transição

    THE PINK ELEPHANT SHOE // SORTEIO DE UM PERFUME ‘BLUE WONDERS’ NO FACEBOOK //

    ReplyDelete
  3. Um beijinho, as melhoras e espero que tudo corra pelo melhor!

    ReplyDelete
  4. Great post!
    Have a nice week-end!
    Gil Zetbase

    ReplyDelete
  5. Minha querida muita força e vai correr tudo bem ! beijinho

    ReplyDelete
  6. Estando perto é difícil mas estando longe é insuportável... desejo-te muita força linda!

    Beijinhos,
    O meu reino da noite ~ facebook ~ bloglovin'

    ReplyDelete

Ola! Gostaste do post? Tens alguma opinião sobre o assunto?
Comenta ;)
Saudações Negras