Tuesday 19 March 2019

Dia do Pai | Pais que Tiraram Férias de Serem PAIS


"To be in your children's memories tomorrow, you have to be in their lives today." 
- Barbara Johnson

Sempre fui muito honesta convosco neste meu cantinho, a verdade é que ser verdadeira convosco sempre me ajudou a superar todos os momentos menos bons da minha vida e a celebrar todos os momentos bons da mesma.

Às vezes demoro a trazer-vos a informação, por motivos que a psicologia explica facilmente, para assumirmos para os outros temos de aceitar que realmente isso está a acontecer. Tudo o que vos escrevo, não tenho vergonha de assumir, não sinto que nenhum dos meus amados haters conseguirá fazer nada com esta informação, porque eu não me sentirei ofendida com o uso dessa informação, não quero pena de ninguém pelo contrário, conto-vos para me ajudar a mim a aceitar o que acontece e para ajudar quem possa estar desse lado e a sentir-se sozinho, já no P.S Eu Amo-te eles dizem: "Se todos nos sentimos sozinhos, estamos todos juntos nisso também".

Alguns de vós, poucos, tem conhecimento que os meus pais estão separados porque o meu pai achou que era boa idéia estragar o natal e na manhã do Dia de Natal em vez de presentes, ele abandonou a casa de família, o meu pai por consequência decidiu resumir todo o contacto comigo, e ter momentos brilhantes esporádicos com a minha irmã para posteriormente a ignorar e humilhar...

Para mim, hoje foi apenas mais um dia, eu sai de casa há mais de 4 anos, logo os últimos 4 dias do pai foram a mais de 1000 milhas do meu, mas a minha irmã sei que hoje está a passar um dia menos bom, porque este é o primeiro ano que passa sem ele, e não por casualidades da vida ou trabalho, mas porque ele simplesmente não está interessado...

Infelizmente, muitos pais quando decidem avançar com a vida deles a solo esquecem-se que houve mais na vida durante o casamento que a esposa, infelizmente os meus pais não estão sequer divorciados, mas isso são histórias para outros post, os filhos são consequências das relações, e não pedimos de todo para nascer!

Eu por exemplo, sei que fui um estimado erro de percurso, sei isso há muito tempo e nunca tive problemas com isso, fui amada pelos meus pais mas a minha irmã foi desejada e planeada, nenhuma de nós tem culpa que o meu pai tenha decidido que a vida que tinha não valia a pena ser vivida, nós crescemos com um pai que dizia que estaria sempre na bancada da vida a torcer por nós, tenho pena que ele se tenha esquecido de avisar que isso teria prazo de validade...

Hoje o coração dói-me, mas doi por o coração pequenino da minha caçula doer... 

O meu dói na generalidade normalmente, apesar de o meu pai e eu não sermos chegados ou falarmos diariamente, ele sempre esteve ali, hoje não está mais, e não porque infelizmente ele partiu e deixou saudades, mas porque ele despedaçou uma família e decidiu abandonar as filhas.

Eu cresci com um pai, que não era perfeito, mas fez o que podia por mim, um pai doente mas um pai que parecia venerar as filhas e a esposa... afinal simplesmente vivia com um excelente actor digno de um oscar...

Sempre pensei que quando cresces é mais fácil lidar com a separação dos teus pais, estava redondamente enganada, quando cresces a tua personalidade e vida baseiam-se em fundações como na construção de uma casa, os teus pais são o teu pilar, e quando o pilar cai, a tua casa cai com ele, a confiança na vida e nas relações, com as pessoas à tua volta ficam abaladas, eu senti para além de algum isolamento, senti alguma projecção dos meus medos na minha relação, senti extremamente desconfortável com a ideia de casar e muitos de vocês sabem o quanto eu quero casar, bem essa idéia deu-me muitos pesadelos, e senti até alguma ansiedade inerente a sair de casa, porque parecia o único sítio que eu estava segura...

Agora em relação às atitudes deles e se vocês estão no mesmo barco que eu, a forma como nos sentimos quando eles nos abandonam:

It's sucks! É como se nos dessem um murro no estomago e nos deixassem a sofrer no chão!

Mas a culpa não é nossa, não é vossa, todos nós somos seres lindos! As relações acabam, agora há pessoas que lidam com isso de forma brilhante, que sabem distinguir as coisas, que amam os filhos incondicionalmente apesar das restantes relações, outras pessoas não...

As escolhas de vida do meu pai, não se refletem nas minhas, tal como as minhas não se refletem nas dele... 

Há pais que assassinam outras pessoas, isso não se reflete nos filhos, há filhos de políticos, ahah, também não tem culpa dos pais que tem, nenhum filho tem que se sentir culpado pelas decisões dos pais, e o mesmo acontece com os pais, os pais não tem que ter culpa nas decisões dos filhos... a mãe do Hitler podia ter abortado... mas isso são outros 500..

Eu sei que custa, tudo isto custa muito, em qualquer idade, e não tentem esconder, não tenham vergonha dos vossos sentimentos, não tentem ser fortes por outra pessoa, sofram, chorem se sentirem necessidade, não fujam dos vossos próprios sentimentos, isso não irá fazer bem a ninguém, muito menos a vocês.

A nós cabe-nos apenas aceitar que eles são pessoas, adultos, vacinados, que fazem decisões para a vida deles, infelizmente influência a nossa vida, no entanto, tal como a vida deles não parou, a nossa não pode parar porque eles decidiram sair de cena, teremos de fazer as nossas próprias escolhas, escolhas essas que nos façam sentir orgulhosos e fiéis a nós próprios, e claro, cabe-nos a nós sermos felizes nas nossas vidas, porque eles estão à procura da felicidade deles.

Aos pais presentes, nunca digam desta água não beberei, porque o meu pai disse isso demasiadas vezes, mas espero que tenham tido um excelente dia com os vossos rebentos e se um dia se confrontarem com a situação que acontece em muitas casas, afinal o divórcio é algo muito frequente, que ajam de forma correcta e aberta e não se esqueçam que os juniores que ajudaram a trazer ao mundo e que partilham metade do vosso ADN estarão lá sempre, ser Pai ou Mãe é algo para sempre, é algo que não se pode tirar férias, feriados ou até mesmo reforma, antecipada ou por invalidez..., e nem mesmo a morte termina essa ligação!

Desejo-vos a todos muita força e muito carinho... se todos nos sentimos sozinhos, todos estamos juntos nisso!

1 comment:

  1. Existem homens que não nasceram para se tornarem pais
    Bjs

    Kique

    Hoje em Caminhos Percorridos - Toda a ajuda é necessária

    ReplyDelete

Ola! Gostaste do post? Tens alguma opinião sobre o assunto?
Comenta ;)
Saudações Negras