Saturday 6 April 2019

Convulsões: O que fazer e o que não fazer!


Recentemente fui fazer um curso de simulação baseado em crises convulsivas, recebi montes de mensagens com questões e percebi que é um assunto que deixa muita gente ansiosa e cheia de dúvidas. 

E eu percebo, convulsões são extremamente assustadoras até para mim, é claro que stresso, porque são daquelas coisas que são traumatizantes para a alma, especialmente devido ao facto que não podemos fazer muito no momento em que elas acontecem.

Hoje decidi dar respostas acessíveis a toda a gente.

O que fazer num caso de uma convulsão?
1) Manter a calma! É uma situação, extremamente stressante, pode até ser traumatizante, mas se manterem a calma poderão focar-se no que realmente importa e no que ajudará a pessoa. Cabeça Fria ajuda. Força!
A maior parte das pessoas que tem a primeira convulsão, nunca mais tem a segunda. As convulsões não costumam deixar sequelas. 

2) Verificar o tempo em que a convulsão começa! É extremamente importante saber quanto tempo a convulsão demora. 

3) Manter a via aérea patente, POSIÇÃO LATERAL DE SEGURANÇA

Retirei esta imagem do site Tuasaude.com, gostei muito do artigo deles de como colocar a pessoa em posição lateral de segurança, recomendo a lerem! AQUI

Motivo: a via aérea é a primeira coisa que põe em risco a vida humana, durante uma convulsão há risco de vómito, saliva e etc serem aspiradas para os pulmões ou mesmo obstruirem a via, assim se vomitarem em vez de ir para dentro, tudo escorre para fora, se não se lembrarem de como fazer a posição lateral de segurança lembrem-se apenas, Pessoa tem de estar de lado.

4) Se conhecerem a pessoa em questão e souberem que ela tem problemas como epilepsia ou mesmo diabetes, verifiquem se tem medicação com eles, normalmente uma convulsão resolve por si própria, mas se demorar mais de 5 minutos há quem tenha medicação em forma de caneta injectavel ou se tem com eles a maquina para medir o valor da glicose capilar ou até pacotes de açúcar, doentes diabéticos podem entrar facilmente numa crise convulsiva por o valor estar baixo demais.

5) Pedir ajuda, Liguem 112, não se esqueçam de dizer há quanto tempo começou a convulsão, historial médico que sabem, a morada correcta e claro o vosso contacto, muitas vezes eles precisam de vos contactar de volta, ouçam o que vos dizem, podem ter algum conselho ou algum passo para vocês fazerem.
O que não fazer: nada de colheres ou dedos dentro da boca da pessoa, não o façam de todo! 
Podem colocar uma almofada ou um casaco ou algo almofadado por baixo da cabeça da pessoa, se tiverem com medo que bata com a cabeça no chão, mas também não é necessário.

Alguns Motivos pelos quais pessoas tem convulsões: diabéticos com valores descontrolados, e outros valores no sangue desregulados, febre, ingestão de bebidas alcoolicas, falha na toma de medicações e claro outras causas mais sérias como AVC's e tumores, entre outras, E não, nem todas as pessoas que tem convulsões tem ou são diagnosticados com Epilepsia, isso é mito. 

6) Monitorizar toda a actividade até chegar ao hospital, tem obrigatoriamente de consultar um médico, se o corpo está a mostrar sinais francos que algo está mal isso tem de ser resolvido. Seja qual for o motivo!

Cuidar de outras pessoas, especialmente daquelas que amamos em condições de stress não é fácil, mas é nessas situações que eles precisam mais de nós! FORÇA!

1 comment:

  1. Eu ϲomo o valioso informaçãߋ você fornecer paгɑ seu artigos.
    Eu vou indicador sеu weblog e ɗê uma olhada mais umɑ ᴠez aqսi regularmente.
    Eu sou baѕtante certeza Eu vou seja dita mᥙitos coisas novas adequada ɑqսi !
    Boa sorte рara o seguinte !

    ReplyDelete

Ola! Gostaste do post? Tens alguma opinião sobre o assunto?
Comenta ;)
Saudações Negras