Saturday 2 September 2017

Regresso às Aulas - o que cada idade irá sentir este ano & alguns conselhos.

Todos os anos, em Setembro, depois das férias acabarem chega uma altura difícil para todas as casa, ora pela despesa que os pais tem pela frente, ou por toda a incerteza nas mais diversas áreas. Setembro é um mês de sentimentos mistos, eu já passei por isso, a minha mãe já passou por isso, a minha irmã está a passar por isso, se este ano estás a regressar às aulas ou este é o primeiro ano em que não regressas às aulas, este post é para ti.

Olha aqui a Mariana tão gira no seu 10º Ano, há 10 anos atrás, tirada com a minha primeira máquina fotográfica digital cheia de qualidade. 
  • Aos 6 anos
Começas a escola, vais conhecer uma professora nova, muitos meninos novos para serem teus amigos, os livros cheiram bem, o papá já os encadernou e já te disse que não podes escrever a caneta neles, tudo é colorido, tudo tem etiquetas com o teu nome, a escola é um sítio giro, parece ter muitas zonas para brincar, estás ansioso.

  • Toda a primária 
Voltar à escola é sempre chato, o verão parece que passou a correr, mas é bom ver os teus amigos.

  • Antes de começares o 5º ano e o 7º ano
Vais começar uma escola nova, novos amigos, queres ver a listagem da turma e os teus horários ver quem os teus amigos estão na tua turma e quem da tua turma anterior está na mesma escola, oh Bolas aquele cromo que não gostas nada esta mesmo na tua turma e o teu melhor amigo foi para outra turma «Porquê eu?!»

  • Antes de começares o 6º, 8º, 9º ano
Corres a ver os horários, a turma é a mesma, não te importavas de trocar uns cromos mas podia ser melhor, o horário é de chorar, com tantos dias a começar às 8 da manhã e com tantas aulas depois de almoço, matemática, português e história calham sempre a essas horas, basicamente às horas que menos te concentras porque estas a pensar na bela da sesta vais ter as aulas mais importantes que precisas de estar concentrado, para não falar nos testes... « oh esta vida é tão injusta! »

  • Todo o secundário
Para não falar nos horários, que são um drama... estás na fase mais difícil da tua adolescência e é esperado que escolhas uma área de estudo que toda a tua vida futura dependerá dessa escolha. Não faz sentido e eu duvidei muitas vezes da minha escolha.
Alguns conselhos:

A)  Não anules disciplinas, essa história de que podes ter melhor disciplinas via exame é a maior treta que já ouvi no secundário... a minha irmã está pendurada pelo segundo ano devido a uma cadeira anulada que não conseguiu fazer por exame, os exames são muito difíceis tens de tentar pelo menos ter um 10.

B)  Por muitas dúvidas que tenhas não mudes de curso a meio do 11/12º ano, "mas eu fui para línguas e humanidades e agora quero ser fisioterapeuta", há várias opções... fala com os professores de biologia ou de química para que te deixem frequentar a disciplina e fazeres o exame, se falhares ao exame podes por exemplo no final do 12º fazer um curso superior técnico com bases de saúde que te dêem equivalência ao exame nacional... perder anos por perder mais vale investires num curso extra que te dê uma carteira profissional ou competências.

C)  Cuidado com as descidas de notas se tens 15 no 10º ano, mas tens agora um 6 no 11º ano, mesmo a média dando 10.5 (11) ficas com a disciplina anulada, porque qualquer nota de final de ano que seja igual ou abaixo de 7 anula-te a disciplina.

D)  Tem notas para ires a exame descansado, precisas de um exame de entrada à faculdade que terás de tirar nota positiva, mas precisas de ir relaxado e o meu maior truque e que foi muito bem sucedido foi o facto de eu não depender de nota para passar, senti-me muito mais relaxada ao contrário da minha irmã que panicou imenso porque dependia das notas... Se tiveres 14 nas disciplinas de exame não precisas de nota de exame, se fores a exame e tirares 0 passas na disciplina porque 14x0.7=9.8. Eu tive 14 ou mais a quase todas as minhas disciplinas de exame excepto matemática, lembro-me que na altura precisava de 3 a exame para passar a matemática, todos os outros exames correram espectacularmente matemática tive 7, estava ansiosa e a panicar...

E)  O secundário deve ser preparado desde o primeiro dia do 10º ano (eu não preparei... mas depois tive de ir estudar para uma escola privada para tirar o que eu queria).

F) Os exames devem ser feitos na primeira fase, tens oportunidade de entrar na universidade primeiro, ficas com mais férias, fica despachado mais cedo... há muitos mitos: de que a segunda fase é mais fácil, de que convém veres o que sai na primeira fase para saberes o que sai na segunda fase... TRETAS, SÓ TRETAS... tu nem ninguém adivinham o que saem... ou tem amigas das amigas com explicadores poderosos, ou tem em casa uma poderosa bola de cristal, fora isso, não, lamento informar-vos mas não conseguem adivinhar o que sai! Eu sempre fiz as duas fases por tentativa de melhoria e digo-vos os exames da segunda fase são a maior treta de sempre: estás a estudar e os teus amigos na praia ~o horror ~são a tua última chance do ano, falhas... tentas para o próximo ano... só te podes candidatar à segunda e terceira fase das universidades, basicamente vai toda a gente, os que falharam na primeira fase, os que só passaram na segunda fase de exames e não esquecer as vagas são muito menores!

Por isso atenção...

  • O ano da entrada na universidade...
Um dos piores anos da vida de um estudante.
Começas com o drama dos exames nacionais, os dias de espera até saberes os resultados, o dia em que saí os resultados e se falhaste tens de repetir tudo outra vez na segunda fase...

Isto para mim parece-me tortura psicológica.

Depois tens 18 anos, e tens decidir o que vais fazer para o resto da vida, quando tu só queres ir às aulas de condução e estar numa esplanada a desfrutar com moderação da bebida alcoólica que agora és autorizado a beber e tens de decidir o teu futuro? Não me parece bem...
Se fores como eu irás decidir no dia final das candidaturas depois de teres tido o maior brainstorm da tua vida! Para ser sincera eu decidi universidades pelos trajes e por onde algumas pessoas se estavam a candidatar... as áreas tive indecisa entre: direito, enfermagem, ensino básico e fisioterapia. E escolhi sozinha no pc no minuto de submeter... a minha mãe não soube as minhas escolhas para não agoirar.

Depois no dia da saída das universidades nem dormes, até que recebes a primeira mensagem que diz «entrei nao sei aonde» {espero que tu estejas nesse grupo, mas eu...} e tu cheia de esperança vês que não entraste em lado nenhum e aí o mundo cai, os dias seguintes são os dias da depressão, os teus amigos nas redes sociais, fotos das universidades, dos quartos onde vão ficar... e tu nada... a TVI e as suas reportagens à porta das universidades que tu te candidatas...

Os meus pais não aguentaram ver-me naquela situação, fizeram contas à vida e fizeram uma estimativa entre propinas do público, transportes, comida, quarto, luz, internet, e essas coisas todas, as viagens para ir a casa todos os fins de semana, dinheiro para gastar lá... Ia bater perto do valor duma escola privada e talvez com um pedacinho de sorte eu tivesse direito a bolsa, por isso debateram e decidiram que íamos fazer o rali das universidades privadas da zona, verificar transportes, condições e etc, a que me ficava mais em conta era a Universidade Fernando Pessoa, porque tinha transportes muito simples várias vezes à hora, tinha a possibilidade de levar o almoço de casa todos os dias e o melhor de tudo, nada de praxe, porque tinha hora de recolher obrigatório, tinham-me sob "controlo", nada de noitadas, nada de chegar a casa bêbada, problema resolvido, com esforço e com bolsa lá se resolveu...

Se nem chegaste ao processo da candidatura por causa dos exames ou porque tens alguma disciplina perdida, há sempre soluções para não ficar parado ou perder o ano, cursos superiores técnicos, muitas universidades tem também a opção de fazer anos zeros, é uma questão de as contactares e veres o que tem disponível... e claro, o que podes negociar...

Ficar parado é das piores opções, porque vais acabar por arranjar uns biscates, gostar de ganhar dinheiro e desistir de estudar, se perderes a rotina de estudar é muito difícil recuperá-la. 

Só porque correu mal, não significa que tenhas de desistir... força e pesquisa soluções...

Ah, e a segunda e a terceira fase de candidaturas são sempre uma opção!

  • O primeiro regresso às aulas como recém licenciado.
Para mim este foi o primeiro ano, um sentimento de perda...
A vida como eu a tinha conhecido nos últimos 16 anos tinha acabado...
O que ia eu fazer? Será que ia arranjar trabalho? Quanto tempo iria demorar até ter trabalho?
A incerteza era assustadora, o sentimento de perda horrível, ajudou-me comprar alguns cadernos e canetas para o blog, afinal a minha irmã andava às compras e isso não estava a ajudar, por isso o facto de a minha mãe ter-me dado um pequeno budget para gastar foi uma grande alegria.


Eu passei por tudo isto, e meus queridos eu estou convosco, cada regresso às aulas um misto de mágoa /ansiedade. E acreditem que não estão sozinhos, eu encontrei pelo caminho muitas pessoas que se encontravam no mesmo problema que eu... recomendo-vos a abrirem com esse amigo que vocês acham que está numa situação semelhante, especialmente não é a melhor amiga que entrou em todas as universidades que se candidatou... ela não irá compreender o vosso dilema, por muito que se esforce, pode até pensar que vocês estão com inveja e eu acredito que estão (tinham melhores notas, mas escolheram opções e universidades diferentes, ela divertiu-se o secundário todo enquanto que vocês não tinham autorização para sair..) mas é uma inveja misturada com orgulho e amizade verdadeira.

Qualquer coisa enviem-me um e-mail ou uma mensagem de facebook, terei todo o prazer em vos ouvir e até vos ajudar nesta fase menos fácil :)
 A tia Mimi está aqui!

  • Os pais e mães...
Sim o terror voltou a chegar, depois de terem gastado o dinheiro nas férias tem agora o terror dos livros, dos cadernos, o humor dos filhos que mudou, o vosso stress para fazer o dinheiro esticar, o stress deles porque é sempre uma fase stressante... tenho-vos a dizer que é uma rotina anual pelo menos por 15 a 20 anos.
Boa sorte é o que vos desejo!

  • Os avôs e avós...
YES, YES, YES, os terrores estão de regresso à escola, vão voltar a  casa dos avós esporadicamente ao contrário dos últimos 3 meses que parece que acamparam aí...
Bem... a vossa vida está sob o vosso controlo por uns meses... 
Desfrutem...

  • Os trabalhadores sem filhos...
TIPO EU, bem é sempre uma certa nostalgia, aproveitem e comprem algum material fofo de escritório e sorriam porque afinal são dos poucos com algum poder de compra este mês! O mês será agradavelmente menos stressado do que era há uns anos atrás, Setembro já consegue ser um mês suportável e já não sentimos a necessidade de fugir (sem sucesso) dele, começou a ser um mês que recebemos de braços abertos e este ano não será excepção!

Identificaram-se com alguma das situações que aqui escrevi?

Tens alguma dúvida, ou precisas dum braço amigo, estamos à distância de um clique, ora seja um e-mail, ora seja uma mensagem no facebook, ora seja um comentário aqui no post, terei todo o gosto em ajudar!

~Desejo-vos um excelente regresso às aulas! ~

17 comments:

  1. Adorei o post!!! Revi-me em imensas coisas de que falaste!!!
    Beijinhos <3

    ReplyDelete
    Replies
    1. obrigada pelo apoio :) adoramos ler feedback aos nossos posts

      Delete
    2. Sem dúvida este post mostra aquilo porque nós todos acabamos por passar. Revejo-me na maioria deles.

      Delete
  2. gostei imenso do post (:

    http://arrblogs.blogspot.pt/

    ReplyDelete
  3. Esses retornos são sempre complicados, rs! Eu ficava ansiosa no retorno, mas os gastos sempre me assustavam quando fiquei mais velha

    Beijos!

    EsmaltadasdaPatyDomingues


    ReplyDelete
  4. Gostei muito do seu post, descreveu exatamente como é!

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/?m=1

    ReplyDelete
  5. Este ano também iniciei a ''série'' de Regresso às Aulas!

    Diana Dias

    ReplyDelete
  6. Ai adorei bastante o teu post
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ReplyDelete
  7. Excelente post! Revivi cada momento, só não fui a faculdade e não senti falta, ganhei experiência profissional :) mas admiro quem foi e muito. Bem daqui a uns anitos vou reviver o regresso às aulas com o meu pequenino😍😍😍
    Bjinhosss
    https://matildeferreira.co.uk/

    ReplyDelete
    Replies
    1. o tempo passa a correr, aproveita o tempo pre-escola

      Delete

Ola! Gostaste do post? Tens alguma opinião sobre o assunto?
Comenta ;)
Saudações Negras