Tuesday 5 March 2019

Socorro, ainda fico careca! | Receitinha para estimular o crescimento do cabelo.


Eu não sou muito de receitas, mas hoje decidi trazer-vos uma que ajuda o crescimento do cabelo e ajuda também a hidratar o cabelo, tornando o cabelo mais forte, sedoso e brilhante, com um aspecto feliz e saudável.


"Hairstyle is the final tip-off whether or not a woman really knows herself!"
Humbert de Givenchy

Eu sofro de uma ligeira alopecia, que tenho a certeza que é genética, vinda no cromossoma dado pelo meu progenitor paterno, dado que o lado paterno muita gente sofre que cabelo fino e alopecia, esta alopecia exarceba-se de forma violenta com o stress a que sou exposta...

Resposta do P* "Stressa menos!"

Uma pessoa stressada não vai stressar menos porque tu dizes para stressar menos, tal como não vais ver uma pessoa calma a panicar por uma migalha de pão...

Resposta da maioria das pessoas "Tens pouco cuidado com o cabelo, tens de experimentar esta receita, aquela receita e não sei quê..."

Eu vou-vos explicar algo que eu tenho tendência a reparar nos dias de hoje, quando uma pessoa tem uma condição prolongada, essa pessoa tende a saber melhor sobre essa condição do que qualquer pessoa incluido algum staff especializado...


É claro que já experimentei esfregar alho no couro cabeludo durante um mês, é claro que já experimentei a maioria das coisas, e agradeço que me mandem mais receitas, que me expliquem mais mezinhas, eu testo tudo, mas não me digam que eu cuido pouco do meu cabelo, tudo bem... eu tive ali uma fase que pintava o cabelo todos os meses, mas escolhia sempre as marcas menos abrasivas e mais naturais, no entanto nunca notei com o pintar uma exarcebação da queda do cabelo, e claro, todos os produtos capilares que compro, são apenas porque eu tenho um hobby de gastar dinheiro e gosto de olhar para eles no meu stock...

Mas sim, olho muito pelo meu cabelo, não uso secadores ou placas, ou ferros ou o que for com regularidade, e tento escolher os melhores produtos para o alimentar...

Alguém com queda de cabelo é como alguém com acne, já experimentou tudo, já se submeteu a tudo e já gastou rios de dinheiro para tentar resolver o assunto.

Eu por exemplo ligo pouco à minha cara/pele, tal como a maioria das pessoas com acne liga pouco ao cabelo, enquanto eu tenho de banhar o cabelo em óleo de ricino e mal me lembro de lavar a cara uma vez por semana, alguém com acne passa a vida com cremes e máscaras na cara e lava o cabelo quando precisa... às vezes até usa shampoo seco a semana toda e nem sequer se chateia com o aspecto do seu cabelo.

Hoje decidi partilhar convosco uma receitinha que eu tenho vindo a utilizar, que me foi passada por um amigo farmacêutico que estava quase convicto que ia ficar careca, investiu em produtos e hoje tem uma cabeleira vasta, comigo vai funcionando menos bem, mas eu vou editando e adicionando coisas à medida que as vou descobrindo bons resultados.

Nunca se esqueçam que somos todos diferentes e o que resulta com uns pode não resultar com outros. Além de que é apenas uma receita, devem sempre consultar um dermatologista para diagnóstico,  aconselhamento e tratamento.

Ambos usamos esta receita em complemento com alguns suplementos alimentares, algumas alterações na dieta e bons cuidados capilares que depois falarei aqui mais tarde.

Todos os produtos comprei no ebay e são muito fáceis de encontrar, atenção que devem ser escolhidos óleos extra virgens e de extração a frio.

Basicamente a receita requeria apenas um ingrediente essencial, Óleo de Ricino, (encontrarão no ebay como Castor Oil) e um óleo de diluição {o óleo de ricino é extremamente grosso e para facilitar a absorção convém ser diluido com um óleo mais liquido}. 


Depois de vasta pesquisa online descobri vários benefícios do óleo de ricino, como:
  • Cabelo mais forte, devido aos omegas 3 e 6, que estimulam o couro cabeludo e os folículos pilosos.
  • Prevenção de pontas espigadas e efeito frizz, envolvem as pontas, promovendo uma barreida protectora e mantendo a humidade natural do cabelo, promovendo o brilho do cabelo.
  • Devido às suas propriedades antifungicas ajuda a prevenir e combater a caspa e a produção de sebo.
  • Como promovem a barreira do cabelo ajudam a diminuir a descamação do couro cabeludo, hidratando-o e além disso diminui a coceira associada a um couro cabeludo descamativo.


Para óleo de diluição ele aconselhou-me óleo de jojoba e o óleo de coco, pessoalmente eu não gosto de óleo de coco, pode ser psicológico, no entanto sinto que o óleo de coco não faz nada ao meu cabelo, para além de ser caro, por isso decidi investir num bom óleo de jojoba que também tem excelentes benefícios para o cabelo:
  • uma bomba de vitaminas que nutre, hidrata e estimula o crescimento do cabelo, 
  • previne a caspa e aleosidade natural do cabelo.
Para além disso, foram-me aconselhados alguns produtos como:
Óleo de CBD, sim óleo de cannabis, anti-inflamatório natural, melhora a circulação, hidrata e fortalece o cabelo,  engrossando os fios.
Tea Tree Oil, óleo essencial, ajuda a limpar o couro cabeludo, reduzindo a oleosidade do cabelo. (acho o cheiro muito forte e um pedacinho irritante

Óleo de Lavanda, para além do cheiro maravilhoso que eu adoro e que ajuda com a mistura de cheiros dos óleos todos juntos, promove a limpeza profunda do couro cabeludo, torna o cabelo mais macio e hidratado diminuindo o frizz, protege contra os raios solares, ajuda na queda do cabelo.


Com isto tudo eu faço uma mistura de cerca de 175 ml de óleo de ricino, cerca de 50ml de óleo de jojoba, 1ml de Tea Tree essential oil e 1ml de Óleo de Lavanda e 1ml de óleo de CBD. Se ainda estiver muito grosso adicionem um bocadinho mais de óleo de jojoba, é normal que seja um óleo grosso, nós só queremos que seja líquido o suficiente para ser fácil de espalhar, aplicar e absorver.

Aplicam a quantidade de produto necessário para ensopar o vosso cabelo que deve ser previamente bem escovado, e massajam, com a massagem capilar estimulamos a circulação sanguínea e consequentemente a absorção dos nutrientes.

Eu como não sou muito boa com a massagem capilar comprei uma escovinha, massajador em silicone para escovar o cabelo no banho, então vou aplicando e massajando até estar completo, também encontrei a escovinha no ebay e é extremamente útil e barata. Um dia destes faço um post sobre estas escovas e como as uso.


Deixo atuar durante no mínimo 2 a 3 horas, com uma toalha a envolver o cabelo e removo todo o produto com shampoo. Mas às vezes também deixo durante a noite. Se decidirem aplicar num dia de sorna em que andam pela casa com o Netflix e uma chavena de chá e algum takeway espalhado pela casa, se repararem que a raiz está a secar, apliquem um bocadinho mais de produto na área...

Para melhor descrever esta receita eu dou-vos o exemplo de uma quadrado de terra, com umas ervitas, mesmo que lá plantemos coisas, nada nasce, mas se adubarmos a área, ganhas um jardim cheio de flores, basicamente esta receita é adubo, cheio de vitaminas e omegas que ajudam o cabelo a crescer forte.

Espero que esta receita seja tão útil para vocês como tem sido para mim!

5 comments:

  1. Nenhum dos produtos que falou conhecia, mas é uma das coisas que tenho gostado bastante, mas adorei conhecer cada uma das tuas dicas
    Beijinhos
    Novo post //Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ReplyDelete
  2. Good post 😊 I used to for my hair oil Olive and handmade soap😊

    ReplyDelete
  3. Também não sou muito de receitas mas essa deixou-me bem curiosa! Beijinhos*

    ReplyDelete
  4. Quero esse massajador de silicone, parece ser fantástico!

    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ReplyDelete
  5. A mim cai-me imenso cabelo e desde que começei a tomar medicação para a tiróide, agrava-se o facto de o cabelo custar imenso para crescer!!!
    Que grande panóplia de óleos... fiquei curiosa!!

    Beijinhos
    Sandra C.
    bluestrass.blogspot.com

    ReplyDelete

Ola! Gostaste do post? Tens alguma opinião sobre o assunto?
Comenta ;)
Saudações Negras