Friday 20 March 2020

Uma Mensagem Duma Enfermeira!




Ontem senti-me tão cansada, o dia de trabalho no geral foi díficil! Acabei no carro a chorar gotas gordas enquanto conduzia para casa.



Mas já estava bem cansada antes de sair de casa, vou culpar a vida e a forma como me tem tratado.


Acabei a ser movida para o servico de isolamento, temos de andar equipados e estava tanto calor, com os óculos sempre a enevoar aquele bafo quente a aumentar a temperatura corporal... Acaba a ser difícil de lidar com tudo isso!

Antes de ser movida perguntaram-me tantas vezes se eu nao me importava de mudar para lá e seguir o turno até ao fim, significava 10h em isolamento.

A verdade é que não, nao me importava e não me importei, quando casei com a enfermagem soube perfeitamente que era na doença e na doença até que a morte, a reforma ou a invalidez nos separasse...

Proteger-me que estou na linha da frente tem sido algo que aprendi ao longo dos anos... por exemplo lavar as mãos antes e depois de ir à casa de banho sempre foi algo que fiz! Acabei por nessas 10 horas só conseguir ir à casa de banho uma única vez, e bebi tanta água, mas transpirei tanto mas tanto e o uniforme não ajudou.

Sim às vezes faço piadas estupidas, que vocês acham tonto porque parece que estou a menosprezar uma coisa que está a mudar o mundo e ameaçar a humanidade... 

Mas tenho medo, claro...mas não promovo o pânico ou a histeria, se eu estivesse a reagir como a maioria eu não conseguiria fazer o meu trabalho, muito menos longe de todos os que amo, quando parte das pessoas que amo estão a ser vigiadas diariamente porque se encontram no concelho mais vigiado do pais! E se panicarmos todos?! Como vai ser?

No entanto, foi exactamente para isto que eu me ofereci há mais de 10 anos atrás quando em 2009 me ofereci para iniciar esta vida e nao me arrependo dessa decisao!!! Não é uma pandemia, ou duas que me vão afastar da enfermagem, a enfermagem é um dos meus verdadeiros amores, e tal como os outros, durará para toda a minha vida!

Ver os vídeos das palmas no facebook, Oh meu Deus, arrepiou-me a espinha, obrigada pelo reconhecimento, de coração, é bom passados quase 7 anos de profissão ser reconhecida, foi em 2010 que fiquei traumatizada com a reacção das pessoas ao meu futuro trabalho, quando no meu primeiro estagio ouvi um doente chamar a uma futura colega "a cabra da enfermeira!"!

Obrigada a todos, por nos reconhecerem, por nos agradecerem hoje, mas façam-me um favor, agradeçam a todos que vos ajudam diariamente, mesmo que vocês achem que estão a fazer um trabalho e estão a ser pagos para tal, vocês no vosso trabalho também gostam de ser reconhecidos, que vos digam Obrigada, que vos digam que estão a fazer um bom trabalho!

Promovam actos de bondade gratuita! Todos os dias, pelos outros, os humanos sentem-se tão evoluidos e no entanto vivem para si, para ser melhores e maiores que os outros, como se isso os fizesse serem supra-humanos, não faz, até os animais promovem a inter-ajuda, não somos leões e gazelas, somos todos seres humanos, comuns mortais, e este vírus tal como todos os outros só nos vem relembrar a nossa mortalidade.

Os enfermeiros, os senhores do lixo, os operadores de caixa, os polícias, o exército, os bombeiros e todos os outros essenciais neste momento... Não são especiais, são apenas os que estão mais expostos e ninguém se lembrava deles, são aqueles que toda a vida, andam ali 7 dias por semana, muitos 24h por dia, que deixamos as nossas camas vazias à noite, que não jantamos com os nossos filhos ou não os pudemos ajudar com os deveres da escola ou que não lhes contamos uma história e os aconchegamos à noite, deixamos os nossos , aqueles que mais amamos na vida nos dias especiais para estarmos ao vosso servico e dispor, para que nada corra mal, para que não vos falte nada.

Somos tão humanos como todos os outros, temos vidas e problemas e às vezes, meu deus é tão dificil sorrir, mas fazemo-lo na mesma a custo... e quando não conseguimos? Somos intitulados de antipáticos porque não conseguimos dar mais de nós, pois mas e aquele doente que me tratou mal todo o dia, aquele cliente que desconfiou do meu troco, que ignorou o meu bom dia como se eu fosse apenas uma máquina que dá sacos e troco?! Ah, só quem está a usufruir dos serviços tem problemas, só esses tem dificuldades e nós temos de sorrir e aguentar com tudo dentro de nós?
Quando esta crise passar por favor não se esqueçam do que vivemos hoje, o mundo e a natureza gritam por mudança e ajuda, os canais de Veneza estão limpos e conseguem-se ver peixinhos, fui lá há quatro anos e achei que aqueles canais eram algo semelhante ao esgoto.

Valorizem toda a gente, valorizem os recursos e pensem que o vizinho pode precisar de uma lata de atum ou um rolo de papel higiénico, promovam a paz e o amor na vossa comunidade porque já não há nobreza ou realeza, apenas de espírito, riqueza não importa, ninguém é mais que ninguém e às vezes se deixarmos de olhar apenas para o nosso umbigo e se espreitarmos o do vizinho para ver se ele está bem, amem-se, ajudem-se pela gratidão de apenas o fazer... Sabe bem ser altruísta, a primeira vez é capaz de se ficar dorido é como ir ao ginásio, fazer uma boa acção sem esperar nada em troca é capaz de ser difícil, no entanto, com o passar do tempo, acreditem começa a ficar um sentimento bonito no peito e essa será a melhor compensação de todas!


Já agora se eu for para quarentena e vocês precisarem de praticar actos de bondade gratuita, lembrem-se de mim e mandem me uns enlatados, uns rolos de papel higiénico, comida para a Dona Belle e areia para gato. Obrigada

Ah e força, não se esqueçam do que os nossos Xutos e Pontapés nos incutiram toda a vida "E quando as nuvens partirem, o céu azul ficará, e quando as estrelas se abrirem vais ver o sol brilhará!"

3 comments:

  1. E quem fala assim não é gaga... Tens toda a razão querida Mariana.
    Este virus, veio de certa forma dar uma lição de vida ao ser humano.
    E se nada aprender-mos com esta lição, então todas estas mortes terão sido em vão
    Espero que as pessoas comecem a olhar para o mundo e para o outro de forma diferente e se possível sermos melhores pessoas,para o bem de toda a humanidade.
    E que a vida ressurja bela e bem mais leve, que a possamos ver e viver com mais tranquilidade, que é isso que ela nos está a pedir. Temos de abrandar ou o fim do mundo estará próximo.
    Beijinhos ��

    ReplyDelete
  2. Obrigada pelo teu testemunho e um grande abraço apertado <3.
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ReplyDelete
  3. Olá! Diseeste tudo! Li cada palavra e absorvi tudo! Por aqui continuo a ver muitas pessoas a ver passar os comboios, como se não se passasse nada... e isso revolta-me!!!
    Muita força, muita coragem!!

    Beijos e abraços
    Sandra C.
    bluestrass.blogspot.com

    ReplyDelete

Ola! Gostaste do post? Tens alguma opinião sobre o assunto?
Comenta ;)
Saudações Negras