Wednesday 29 February 2012

‎29 de fevereiro: Um dia especial…

‎29 de fevereiro: Um dia especial…


Em alguns países como Irlanda, Inglaterra, Austrália, etc, cultivam uma tradição muito curiosa para o dia 29 de Fevereiro. 
Tal costume implica acabar com aqueles jovens rapazes que tentam adiar a subida ao altar. Assim, neste dia, exclusivo dos anos bissextos, o pedido de formal de casamento pode partir das meninas, fugindo, assim, do tradicional pedido da mão da noiva por iniciativa dos varões…
Tal tradição remonta ao século V, quando a Santa Brígida manifestou o seu descontentamento a São Patrício, padroeiro da Irlanda, sobre a longa espera que muitas damas se sujeitavam até finalmente serem pedidas em casamento.
Perante este facto, o santo estipulou o dia 29 de fevereiro como o dia em que o pedido de casamento poderia vir através da mulher do casal. MAS caso um homem rejeitasse, deveria pagar uma multa, ou compensar através de um presente… naturalmente MUITO valioso.


;)





Uma lenda Irlandesa

Homens, não recusem um pedido de casamento feito no dia 29 de fevereiro !
 Acredita-se que essa tradição teve início no século X na Irlanda ,quando  St. Bridget reclamou com St. Patrick porque as mulheres tinham que esperar por tanto tempo até o Homem tomar a decisão.
De acordo com a lenda , St. Patrick disse que nós poderíamos faze-lo tão somente no dia 29 de Fevereiro.
 O primeiro registro de marriage propose daquela época está datado como sendo do ano de 1822, nesse período o Homem que recusasse o pedido  era obrigado a pagar uma prenda para a renegada  que poderia ser desde um beijo até um vestido de renda.
 Nos Estados Unidos o dia 29 de fevereiro é também conhecido como “Sadie Hawkins Day” , onde diz a lenda que uma corrida era organizada e as moças feias casariam com os homens que elas conseguissem pegar e carregar  até a linha de chegada.




Na Irlanda:


 Hoje é dia 29 de Fevereiro, também conhecido comoLeap Day, e aqui na Irlanda existe uma lenda um tanto quanto diferente nesse dia, que acontece de 4 em 4 anos.
De acordo com a lenda, St Bridget fez um acordo com St Patrick para que mulheres possam pedir a mão do homem em casamento nos dias 29 de Fevereiro, diferente do que nomalmente acontece.
O homem tem que aceitar a proposta, caso contrário, a lenda diz que o mesmo terá azar.
A explicação para isso seria nivelar as convenções sociais, do mesmo modo que o Leap Day nivela o calendário.
Se você for homem, muito cuidado ao andar nas ruas da terra dos Leprechauns neste dia. =)

No comments:

Post a Comment

Ola! Gostaste do post? Tens alguma opinião sobre o assunto?
Comenta ;)
Saudações Negras