Sunday 8 September 2013

Rubrica: Não te deixes morrer no sofá: Porto Wine Fest 2003


Porto Wine Fest, um evento anual que já conta com a 2ª Edição, este ano realizou-se de 4 a 8 de Setembro, ali na majestosa Ribeira de Gaia, evento rodeado por algumas das grandes caves, com vista privilegiada para o rio Douro e para o Porto.

Em plena Ribeira de Gaia um recinto bem identificado pelo logótipo do evento de fácil reconhecimento para quem sabia do que se tratava.


O problema identificado talvez seja o estacionamento, habitualmente já difícil naquela zona, a solução talvez seja ir de metro até à estação de Jardim do Morro ou até mesmo General Torres (Linha D) e descer até à ribeira!

Eu marquei presença mais o P* e o meu modelito Liberdade Negra, por Manuela Oliveira - Acessórios, desta vez levei à rua o gémeo dourado. 

(ar de mau ele, apanhado desprevenido para a minha câmara chata!)

Na entrada há duas possibilidades de bilhete 
# visitar: 2.50€
# visitar + senha de copo + 5  senhas de provas de vinho + 1 senha de workshop culinário (aula prática) + 1 senha de prova de vinhos comentada + 1 senha de Demonstração culinária + viagem de barco por apenas 7.50€

Nós tínhamos um bilhete duplo que nos deu acesso a tudo só não tive direito à viagem de barco... já passava das 19h... ohhhh
[Mas o P* prometeu-me que um dia destes me leva a andar de barco... bem delirei.... eheh]


Entramos pela entrada Central e levantamos o copo logo à direita... e fomos visitar os diversos stands que representavam os diversos patrocinadores, as caves e os restaurantes presentes, repletos de iguarias de sonho.


Primeira paragem que reconhecemos foi Real Companhia Velha, pedi para provar vinho do Porto Corrente White Seco, por apenas uma senha de prova.


Eu não tenho grande hábito de beber Vinho do Porto, só em ocasiões muito especiais... e por norma tinto...
No meio duma panóplia de vinhos queria provar os desconhecidos.

Nunca tinha bebido Vinho do Porto, branco e comecei por um seco... depreendi rapidamente qe era um bocadinho seco demais para mim, mas bem degustado, bebeu-se muito bem...

Neste seguimento, encontramos o chefe do Largo do Paço Restaurante a fazer uns apetitosos crepes, quando terminou ofereceu-os ao público, tendo tido a honra de ser a primeira a receber a oferenda, e posso-vos garantir que estava simplesmente divino e partilhado soube ainda melhor.




Sempre com a melhor das vistas para o Douro, lá nos dirigimos para a Borges, onde por duas senhas bebi um Vinho do Porto White maravilhoso, mesmo no ponto perfeito de doçura.



Entre Workshops e Provas de vinho do porto comentadas, entre namoro com vista para o Rio e com sabor a Porto... Terminamos as provas com um LBV 2007 Vintage, das Caves Poças e no meu caso o tinto da noite, por apenas duas senhas, que valeu completamente o preço, um vinho encorpado que deu outro sentimento à expressão "envelhecido em casca de carvalho" desde o cheiro, ao sabor amadeirado e encorpado até mesmo à fluidez do vinho, e saibam que o Vinho do Porto Vintage do ano 2011 das Caves Poças aparecia designado como COPIOSO num artigo da Revista Magazine e em 2009 ficou em 20º lugar num ranking de 100 da revista Wine Spectator?






Sem sombra de dúvida um dia perfeito, com vista perfeita, vinho perfeito e companhia perfeita.




E além das fotos trouxe de recordação o copo.

Recomendo a visita e espero no próximo ano voltar a marcar presença.

O evento contou com uma vasta lista de parceiros:

No comments:

Post a Comment

Ola! Gostaste do post? Tens alguma opinião sobre o assunto?
Comenta ;)
Saudações Negras