Saturday 13 April 2019

ASMR: O que é, a minha opinião, alguns truques

ASMR o que é e a minha opinião

"If You can dream it You can do it!" - Walt Disney

Olá, Olá...

O P* costuma dizer que eu não vivo neste mundo... tudo porque eu presto pouca atenção ao mundo à minha volta...

A primeira vez que reparei num vídeo de ASMR pensei "Ui, o que é que ela está a fazer?! A comer de boca aberta?! A mãe dela não a ensinou a comer de boca fechada?!" e a história ficou por ali e eu nunca mais pensei nisso... depois apareceu um vídeo da outra Mariana, a Bumba, eu achei hilariante a forma como ela apresentou o assunto... e o tema voltou a ficar numa das gavetas do meu cérebro... até numa dessas noites que eu fiz por casa entre as minhas noites no hospital e tive a idéia brilhante de abrir o Youtube às 5 da manha!

Nossa, o Youtube parecia uma selva de pessoas a comer de boca aberta, de pinceis a roçar em microfones, de unhas a bater em embalagens de creme, para o bem da ciência achei que tinha de dar uma chance ao tema e averiguar por mim do que é que aquilo se tratava.

ASMR - Autonomous Sensory Meridian Response ou, Resposta Sensorial Autónoma do Meridiano.

O chamado orgasmo mental, a resposta a sons suaves, como sussurros e bater de unhas, as respostas podem ser formigueiro na nuca, dormência nos dedos das mãos e dos pés, calafrios, sensações que ajudam a dormir. 

Apesar de não haver grandes estudos sobre o assunto os videos de asmr são uma grande ajuda para as pessoas que sofrem de insónias.

Eu como shift worker, como me faltam padrões de sono (daí ter alguns dias que faço noite em casa depois de fazer noite no hospital) crio alguma dificuldade em dormir.

Com tanta conversa sobre o assunto e tanto vídeo...

Eu decidi testar o ASMR, fiquei bastante desiludida, os vídeos enervam-me mais do que me relaxam, pessoas a sussurrar às vezes as mesmas palavras em vários angulos, senti-me ridícula e avancei, vídeos de malta a comer deixam-me num sentimento misto, abria o vídeo e pensava "hum, já se comia!", assim que elas começavam a comer deixava-me bastante enojada, desde a bocas todas sujas de molho a parecer que comem pregos para semelhante barulho; unhas a bater em coisas, faz-me lembrar quando vamos a algumas repartições da função pública e esperamos horas para ser atendidos e todo o mundo está com unhas gigantes a fazer "tap tap tap" no teclado... o único trigger que até me deixa minimamente interessada nos vídeos, são os vídeos que tem os pínceis a massajar os microfones, mas mesmo assim, não é coisa que me deixe relaxadíssima ao ponto de adormecer.

Sim, está mais que visto que eu e o ASMR não funcionamos juntos, mas os relatos são bastante mais favoráveis que negativos.

Eu quando tenho problemas em dormir sigo algumas regras dependendo da situação:
Estou de folga no dia a seguir: deixo-me estar acordada o máximo que poder, basicamente fico exausta para depois dormir montes de horas seguidas.

Trabalho no dia a seguir e o P* está em casa: Foco-me na respiração dele e encosto as minhas costas às costas dele para ficarem quentinhas.

Trabalho no dia a seguir e o P* está a trabalhar: A Belle vem comigo para a cama, e eu foco-me no ronronar dela, que me deixa sempre super relaxada, tal como fazer-lhe mimo, muitas vezes no sofá ela adormece-me só por se encostar a mim a ronronar, quando estou quase pronta para dormir, viro e adormeço com o calor dela nas minhas costas.

Em casos mais criticos bebo um chazinho da yogi tea, normalmente o bedtime, e é sagradinho durmo como uma bebé...



E vocês, o que pensam dos vídeos de ASMR? Sofrem de insónias ou problemas em dormir? Se sim, quais são os vossos truques? 



2 comments:

  1. Existem vários tipos de ASMR e nem todos resultam connosco. A mim também me irrita esses das unhas a bater ou de pessoas a comer, mas gosto dos de pinceis de maquilhagem, das pessoas que sussurram e dos sons da chuva :).
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ReplyDelete
  2. Por norma não costumo ter dificuldades em adormecer, mas um bom truque é não ter contacto com luzes fortes antes de ir dormir, de forma a não despertar o cérebro! ;)

    Quanto a ASMR, não sou a maior fã mas gosto especialmente de ouvir pessoas a tocarem em compartimentos de plástico (muito estranho, eu sei xD)

    Um beijinho,
    MESSY GAZING

    ReplyDelete

Ola! Gostaste do post? Tens alguma opinião sobre o assunto?
Comenta ;)
Saudações Negras