Monday 23 March 2020

A Situação durante o Covid-19!



Hoje sai pela primeira vez à rua, sem ser para ir trabalhar e a situação matou o meu coração.

Confesso que sai a pensar "Apetecia-me ir ao ginásio!" - devo precisar de checar regularmente a temperatura devo estar doente, logo eu que sou daquelas pessoas que se inscreve, paga durante dois anos e nunca lá põe os pés! 

Mas a verdade é que tal como tinha debatido o assunto antes de sair com a minha mãe emprestada, neste momento só nos apetece fazer o que não pudemos, o ser humano é aquele bitcho estranho que só percebe o que quer e o que tem quando perde! Ela também, ser que por norma está contente na sua vidinha diária já por si só isolada e sente vontade de ir à rua!

Quanto mais os nossos pais diziam que não podíamos fazer algo, mais nos apetecia fazer não é?

Adiei esta ida às compras o mais que pude, para ser franca, mas não vivo sozinha e a minha gordinha de serviço precisava de comida, verdade seja dita, se fosse por mim eu desenrascava-me com qualquer coisa, mas ela é parte de mim e eu não a podia deixar sem um patézinho. A minha gatinha não tem culpa nenhuma deste mundo e a crueldade que os humanos criaram para eles próprios! Logo, portanto, não tem de pagar pelos seus erros!

Sai de casa, como é costume, de headphones nas orelhas, é mais fácil para mim, focar-me a observar os outros se assim for... Reparei logo que a rua para a hora que era estava estranhamente mais vazia, menos carros, menos crianças, logo por aí fiquei num misto de sentimentos (um bocadinho triste, adoro a agitação desta vila, as pessoas, as cores, os cheiros, tudo tão diferente, mas feliz por as pessoas se estarem a proteger), partiu-me o coração ver os negócios fechados e perceber que em breve enfrentaremos uma difícil crise económica (ainda maior), muitos destes negócios, mesmo quando o vírus deixar o mundo em paz não voltarão a abrir, reparei que o pub estava fechado e consequentemente vazio, sempre que lá passei ficava feliz, por ver pessoas a sorrir e a conviver, well, not anymore!

Já que estava na rua, fui aos correios, perdido por cem, perdido por mil... e no caminho passei por 3 supermercados, cafés e restaurantes, alguns cafés e restaurantes ainda estão abertos para takeway, mas já não estão os velhinhos do costume sentados nas suas cadeirinhas a socializar uns com os outros.

Infelizmente, este stay at home será a morte de alguns velhinhos, alguns senão morrerem do vírus vão morrer da cura, eu sei que pouca gente percebe, mas a tristeza, o isolamento social, etc mata, e muitos velhinhos que até hoje em dia se esforçavam para caminhar para beber o seu tea com os amigos vão deixar de o fazer, as pernitas vão emperrar e vão acabar confinados em camas quando isto passar, infelizmente o STAY AT HOME faz todo o sentido, especialmente para eles que estão em maior risco, mas o reverso da moeda também existe e a estimativa de 3 meses em casa, para estes idosos que se desafiavam todos os dias para se manterem activos vai confinar a maioria a camas, até ao resto dos seus dias.

Ontem foi dia da mãe aqui e eu sei que muitas mães e avós, viram os seus rebentos através de janelas, que pequenos presentes foram deixados à sua porta e que o amor dum abraço e dum beijo não foi partilhado, e dói muito! Mãe só temos uma e Avó com sorte temos duas, serão sempre as melhores do mundo e merecem o mundo, mas neste momento o mundo não está predisposto a deixar-nos ter alguns desses momentos, mas Deus, se estás aí, ajuda-nos a todos a aprender esta lição e que em breve possamos beijar as nossas mães e as nossas avós de boa saúde, que possamos respirar fundo por isto tudo ter passado e que valorizemos cada momento que passamos uns com os outros, por favor, não nos deixes esquecer todos estes momentos difíceis!

Das montras dos supermercados vi prateleiras vazias, nunca imaginei que isso fosse possível, muito menos neste país, quando me mudei para o UK, há 5 anos e uns trocados, percebi que este pequeno mundo confinado à ilha, ao contrário do país donde eu vinha, era o país da abundância e para mim era impossível de imaginar filas de prateleiras vazias! Eu ouvi história deste tipo de falhas no tempo da minha avó, mas no meu tempo, tão evoluídos, tão tecnológicos, tão graciosos, não, parece apenas um dos meus piores pesadelos!

Nem na Black Friday se ve na minha terrinha um fenómeno assim.

Se falta alguma coisa? Não! Well, papel higiénico, não sei porquê mas papel higiénico é coisa que não se vê em lado nenhum, mas não faltam bens essenciais, mas não falta comida, não faltam frutas, não faltam vegetais, não há grandes enlatados, mas frescos ainda temos, alguém deve ter uns bunkers para aí escondidos à espera do fim do mundo, cheios de enlatados e papel higiénico, pouca gente anda nos supermercados, no entanto, pareceu-me tudo minimamente civilizado, a maioria das lojas limita o pagamento a cartões, e alguns produtos a certas quantidades, faltam algumas marcas mas temos outras... 

Para já não estamos muito mal!

As pessoas estão a fazer compras minimamente conscientes, o que se deve muito na minha opinião a termos maioritariamente produtos frescos neste momento, como não duram tanto a malta não está a arrecadar como abutres, mas também estimula ao consumo mais saudável, tendo em conta que com os ginásios fechados, com tudo fechado, a actividade física diminuirá, a malta em casa fica com mais apetite para comer e só passa a vida a petiscar... Portanto... estima-se que a maioria do pessoal este ano ou vai passar a época do bikini em isolamento ou de fato-de-banho... 

Mas tendo em conta que cabeleireiros, esteticistas e outros gabinetes de beleza estarão fechados por tempo indeterminado, pode ser que esta geração perca um bocadinho esta obsessão estúpida por futilidades e que se comecem a olhar uns aos outros pelo seu conteúdo e pelos seus lindos olhos do que por outros atributos tão falsos como a Barbie!  

As relações vão estar um bocadinho comprometidas acredito, todos nos amamos muito, até passarmos 24/7 uns com os outros, calma, façam o amor mas claro, protegido, tenham pena das parteiras que querem ter um Natal descansado, façam pausas regulares, para hidratarem, falarem um bocadinho e lubrificarem, a verdade é que nós estimamos que nos entrem pelos hospitais a dentro muita vagina ferida, neste momento o lubrificante e os preservativos não estão em ruptura de stock, portanto, façam-nos a nós todos o favor, deixem lá o papel higiénico em paz e vão para a secção da Control abastecer! Gostamos bastante da profissão, mas ver material de guerra ferido por excesso de trabalho, não é algo muito apelativo, e mesmo que venham com desculpas estúpidas como «Estava a passear o cão na minha bicicleta caí e não sei quê...» NÃO COLA, NÓS SABEMOS PERFEITAMENTE O QUE VOCÊS ANDARAM A FAZER, especialmente porque convosco vêm um homem com um grande sorriso, assim mesmo à garanhão, estampado na cara que "estás a ver, estás a ver, fui eu que fiz isso..." que vos denuncia completamente!!! E que olha para vocês com aquela carinha do "Oh, desculpa", mas olha para nós como se fosse uma criança marota "oh yeah!!". 



A Situação está negra, mas está na hora de darmos o nosso tempo aos outros, uma coisa que eu gostava era de não conhecer os meus vizinhos, eles não me chateavam eu não os chateava a eles, mas a verdade é que isso é tão egoísta, então decidi dar o exemplo, e tendo em conta que sou enfermeira e que já estou mais que em contacto com o bitcho no trabalho, voluntariei-me para ir visitar os meus vizinhos do prédio que estejam isolados e que tenham sintomas. 


E tu? Sinceramente, o que estás a fazer pelo mundo? Por ti? Pelos outros? Que lições estás a aprender com esta situação?

Sinceramente se a tua resposta a todas estas perguntas for nada, é melhor reconsiderares, está na hora de abrires da vista!



Ah,  "E quando as nuvens partirem, o céu azul ficará, e quando as estrelas se abrirem vais ver o sol brilhará!"

2 comments:

  1. Adorei este Post, em um minuto de tristeza no final conseguiste-me pôr um sorriso no rosto, é porque em dias como estes precisamos disto!
    Bom estou a fazer a minha parte, manter-me ocupada, mandar msgs e fazer telefonemas com o foco maior: "Cuidem-se" Tinha o nro da vizinha sem utilizar, mandei uma msg para dar uma força! A maioria das pessoas não está NADA habituada a ficar em casa... agora obrigados é importante que haja quem possa ajudar mesmo a distância!
    Um beijinho,
    Claudia

    www.claudiaclaki.com

    ReplyDelete
  2. Muita força nesta luta
    Beijinhos, https://damselme.blogspot.com/

    ReplyDelete

Ola! Gostaste do post? Tens alguma opinião sobre o assunto?
Comenta ;)
Saudações Negras