Sunday 17 June 2018

Porque É Que Eu, Mimi, não sou nem serei a Nora PERFEITA?

Texto de cariz irónico, sem qualquer ligação a qualquer sogra & / ou nora. Até porque eu não sou casada nem nunca fui e legalmente não tenho qualquer opinião formada ou válida sobre o assunto, mas na conjuntura actual... 

No mês dos noivos, no mês de Santo António decidi inspirar-me no mundo e nas anedotas de sogras, porque sim as sogras popularmente faladas são más feias e ruins, e fazer um texto sobre NORAS!

Decidi falar para a minha sogra do amanhã, uma sogra hipotética, minha, ou vossa... Uma sogra que espero que compreenderá a mensagem final!

Peço aos sensíveis que ignorem esta publicação e voltem noutro dia!

Então porque é que eu não sou a NORA PERFEITA?
[espero que tenham uma hora para ler este post!]

As razões são muitas...

1ª razão: A minha mãe para além de me ter dado a vida, com saúde e bem perfeitinha, dois bracinhos, duas perninhas, duas orelhas, dois olhos, uma boca, deu-me um cérebro. CONFESSO o gajo (o meu cérebro) pensa com muita facilidade, tira conclusões muito facilmente por si próprio, dispensa opiniões alheias para o disturbar. Não irei deixar de gostar de alguém que não gosta, não irei deixar de fazer algo que me dá prazer apenas porque não gosta. 

BASICAMENTE a primeira razão é mesmo, eu tenho um cérebro e tenho opinião própria! 
Peço desculpa, pequei!


2ª razão: Já tenho tenho uma família, uma excelente família, cheia de valores, que me dão um excelente exemplo para analisar as outras, pior, a minha mãe é a minha mulher modelo, logo será difícil validar outra pessoa da mesma forma se os requisitos minimos não forem cumpridos!  Quando falhar estarei lá para ver as falhas e para a criticar construtivamente sobre o assunto. 

TROCADO POR MIÚDOS, a minha sogra jamais será minha mãe, o que uma sogra minha disser jamais será lei, e bem, eu posso-me incluir numa nova família, ganhar novos elementos, mas durante vinte e muitos anos tive uma família e isso nunca vai mudar!

Peço desculpa, não sou orfã!

3ª razão, fui educada com valores sim, mas para além de valores no meio da união, se há coisa que a banda desenhada nos trouxe foi o lema «Unus pro omnibus, omnes pro uno», vulgarmente conhecido como UM POR TODOS E TODOS POR UM! Numa casa de 4 mosqueteiros que berram uns com os outros, que resolvem os seus problemas, mas que estão lá para defender com unhas e dentes cada ser da quadrilha! 



É difícil deixar entrar alguém na quadrilha, tem de passar as passas do algarve, mas quando essa pessoa entra, aí de quem a magoe, estamos aqui de arma em punho prontos a atacar quem fizer mal, seja essa pessoa quem for!

Torna-se um problema, um grave problema, porque afinal quem magoar o nosso novo mosqueteiro, magoa-nos a nós.
Resultado, tudo o que for com o seu filho, é comigo!

Esta é particularmente dedicada à sogra da minha mãe, mas consigo identificar muitas que lhe serviam a carapuça! Essas senhoras que acham que dizem e fazem o que querem aos filhos e que as noras estarão lá a sorrir para elas prontas a prestar vassalagem... piu piu... é que 'tô já lá!


4ª razão, SOU INDEPENDENTE, agora matei tudo, mas é verdade, eu fui criada numa casa de iguais, em que se valorizava os direitos da mulher, o meu pai educou-nos como raparigas mas teria-nos educado de igual forma se fôssemos homens, o meu pai ensinou-me a ver o óleo do carro (não que eu pratique ou me lembre bem de como o fazer) o meu pai ensinou-me a mudar o pneu do carro (não que eu o queira fazer), o meu pai ensinou-me a mudar uma lâmpada (que eu mudo sem problema), ensinou-me a fazer ligações de fios electricos (que eu confesso que só me lembro que terra tem de ter para não apanhar choque!), a minha mãe por sua vez ensinou-nos a dar valor a quem somos, a não dependermos de ninguém, de pagarmos o que nos compete, de sermos uma pessoa numa relação mas não sermos uma relação, de pensarmos por nós próprias, para sermos como ela, Não a nora perfeita, mas sim a Mulher perfeita.

Não me vai ver a esquecer da carteira para evitar pagar uma conta, não irei abandonar a mesa com a desculpa que tenho de sair logo depois da sobremesa para fugir à conta, pagarei ou dividirei sempre que for da minha responsabilidade, não lhe pedirei dinheiro ou dependerei do que tem para ter qualidade de vida, não dependerei de si. Mas terei as portas abertas para receber a quem por bem vier.


Peço desculpa, mas tenho orgulho de ser independente!

5ª razão: SEREI EDUCADA, MAS NÃO SEREI CÍNICA, respeitarei a comida que me puser na mesa, mesmo que não goste, farei o esforço, não quero de todo que faça um prato especial para mim, mesmo que venha a descobrir que eu não gosto de arroz, eu irei comer, porque sei que na cozinha fazemos tudo com amor e carinho para os nossos disfrutarem, não irei ser indelicada e começar a refeição dizendo que não gosto de A, B ou C, a minha mãe sempre me disse que a comida está no prato e deve ser comida e o que não quisermos deixamos na beirinha, como agradecimento e respeito a quem perdeu tempo e gastou dinhero a nos preparar aquela refeição, o mesmo farei sobre muitos outros assuntos, mas quando algo for contra os meus valores, quando eu sentir que me desrespeitou ou até mesmo a terceiros, eu não irei sorrir, e dizer «Tudo o que a sogrinha quiser!» irei sim, sorrir com amor e dar-me paz de alma a mim dizendo-lhe o que acho, serei educada, mas de mim terá apenas e só, sempre, a verdade!


E tinha tantas outras razões...

Mas a verdade é que me importo sem importar com a opinião dos outros! Espero que um diga consiga perceber que jamais dirá sobre mim «A nora perfeita, a nora que nunca tive!...», porque eu realmente não o quero ser, importa-me que veja o bem que faço ao seu filho, que o faço feliz de verdade, que lhe abri um mundo de oportunidades e que caminho a par com ele, de igual para igual, que o amo acima de tudo, mas nunca para mim a finalidade do que faço será agradar-lhe a si, não ignorarei se o magoar, não irei aceitar, lamento, não lhe irei dizer que está tudo bem, quando não está! 

Não me vai conseguir educar, não me vai moldar à sua medida, e eu não dependerei de si.

Eu sei que as mães tem necessidade que os rebentos, sejam eles rapazes ou raparigas, continuem a depender deles mesmo depois de adultos, eu dependo da minha mãe sim, do que é realmente importante, duma palavra amiga num dia menos bom, dum abraço quando a dor aperta, não é por não depender financeiramente ou de todas as suas opiniões que ela é menos para mim, pelo contrário, agora independente dela, é que me sinto mais dependente.

Eu preciso dela, ponto. 

Preciso dos seus conselhos, preciso das suas palavras, preciso dos seus conselhos, preciso que me guie a continuar a ser a pessoa boa que ela educou e que se esforçou que eu fosse! Preciso de passear com ela, preciso da presença dela! Tal como ele precisa de si. Não se afaste por materialmente não precisarmos de si. Precisamos de tanta coisa sem ser material.


E porque é que eu, Mimi, serei a MULHER PERFEITA para o seu filho?

O seu filho terá em mim uma esposa, uma companheira, uma melhor amiga, alguém que o guiará e apoiará a ser melhor, a fazer melhor, a lutar por mais, vou-lhe dar cabe da cabeça, mas apenas porque esperarei sempre mais e melhor dele, porque ele será sempre o meu mundo, a minha casa, o guardador do meu coração.

Irei fazer com ele as viagens da nossa vida, porque a vida em si já é uma viagem uma viagem cheia de voltas, cheia de sonhos, e eu estarei aqui para o ajudar e para ao lado dele cumprir os seus sonhos e os meus. 

Sejam eles quais forem! Dois iguais, juntos, a rumarem na mesma direcção!

Temos funções diferentes na vida, eu não farei o seu trabalho, não a substituirei nunca. Mas também não é a minha função fazê-la feliz, mas sim ao seu filho!

Para mim o seu filho será sempre mais do que um carro, uma casa, um trabalho, um posto, alguns cifrões, o seu filho será o meu mundo.

Espero que um dia diga com orgulho: 

"Não é a melhor nora do mundo, mas é a melhor mulher que o meu filho poderia ter encontrado."

5 comments:

  1. Oh gostei bastante da tua partilha, como sempre digo ninguém nasce prefeito e todos nem sempre temos o mesmo pensar ou gostos,
    mas gostei bastante , pois também ainda não sou casada
    Beijinhos
    Novo post (Review De Calça?) // CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ReplyDelete
    Replies
    1. Acho que para as sogras nunca há a nora perfeita. Elas só não casam com o filho porque não podem, acham sempre que elas é que são a mulher perfeita para o filho.

      Delete
  2. Amei o post, super criativo haha
    Realmente, sogra e nora não é uma batalha fácil.
    Ainda não sou casada então espero que eu tire a sorte grande com a sogrinha haha

    caroleseusesmaltes.blogspot.com

    ReplyDelete
  3. Ainda bem que nunca tive problema com sogra kkkkkkkk.

    Beijo!
    Cores do Vício

    ReplyDelete
  4. Realmente não tenho problemas desses porque não namoro
    Beijinhos, damselme.blogspot.pt // Jéssica

    ReplyDelete

Ola! Gostaste do post? Tens alguma opinião sobre o assunto?
Comenta ;)
Saudações Negras